Engenheiro Agrônomo, Mestre em Ciências do Solo e Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. É Diretor da empresa CEA – Consultoria e Engenharia Ambiental Ltda. É também assessor científico do SENAR –PR para o programa Agrinho de Educação Ambiental e do Programa Integrado de Pesquisa em Manejo e Conservação de Solo e Água do Estado do Paraná - PROSOLO.
Coordenador e autor de 25 livros nas áreas do saneamento e ambiental onde publicou mais de 220 artigos científicos. Coordenou 10 redes interdisciplinares de pesquisa em âmbito nacional, vinculadas ao Prosab e a outros programas de fomento científico. Por 22 anos foi professor na UFPR, nos cursos de graduação em Agronomia, no Mestrado na disciplina de Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas e no Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento de Políticas e Gestão Ambiental. Foi também professor da FAE na especialização e no mestrado e do Isae no mestrado em Governança e Sustentabilidade. É professor da Fundação Getúlio Vargas na disciplina de Avaliação de Impactos Ambientais no curso EAD de Gestão Ambiental.
Foi engenheiro de pesquisa e gerente da Assessoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Companhia de Saneamento do Paraná – Sanepar, onde trabalhou por 35 anos. Fundador e primeiro presidente do Núcleo Interdisciplinar de Meio Ambiente e Desenvolvimento da UFPR. Foi superintendente da Surehma (agência ambiental do Estado do Paraná), presidente da Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente - ABEMA e consultor das Nações Unidas, no Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – PNUMA, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e da Organização Mundial da Saúde – OMS. Foi também sócio majoritário e diretor presidente por 15 anos da empresa de consultoria ambiental Andreoli Engenheiros Associados (atual andreoliambiental) com atividade em 25 estados do País. É diretor da CEA que trabalha na área de saneamento em apoio técnico e operacional para empresas de saneamento e em apoio a diversas atividades na área ambiental.
Recebeu menção honrosa do Conselho Nacional de Meio Ambiente pela defesa da causa ambiental, aprovado por unanimidade em 2009. Foi ganhador do Prêmio FINEP de inovação tecnológica nos anos de 1998 e 2007 e do prêmio Abel Wolman de melhor trabalho científico apresentado no Congresso da AIDIS em 2014, no México.